Em nova reunião com secretário Emílio Júnior, SINATFISCO cobra atendimento às demandas da categoria

24 de abril de 2024

Cumprindo com seu papel de defender os interesses dos servidores públicos, essenciais ao funcionamento do Estado, os diretores do Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí (SINATFISCO) e os presidentes do SINDIFAZ e da ASFEPI se reuniram, novamente, nesta quarta-feira (24), com o secretário da Fazenda, Emílio Júnior, para cobrar atendimento às reivindicações da categoria.

Dentre as relevantes pautas debatidas na reunião com o gestor, estão aquelas apresentadas ao Secretário, ainda no mês de março de 2023, pendentes de implementação pelo Governo:

I. Criação de novas classes na carreira;

II. Aumento com extensão do auxílio-alimentação

III. Concessão de indenização de transporte;

IV. Criação do adicional de titulação como forma de incentivo à qualificação do servidor;

V. Concurso público para o cargo.

Além dos temas citados, demonstrou-se ao Secretário a preocupação da categoria com a regulamentação do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), em discussão no Congresso Nacional, quanto à atribuição de fiscalizar esse novo tributo, que substituirá o ICMS em alguns anos.

Para o presidente do SINATFISCO, Augusto Müller, “os Agentes de Tributos da Fazenda Estadual (ATFE) possuem a atribuição legal de fiscalizar o trânsito de mercadorias e os serviços de transporte no âmbito do ICMS e devem, portanto, continuar atuando no IBS da mesma forma”, reforça.

Na ocasião, também foram discutidos os impactos do projeto de Lei sobre a ADPF 573 para os servidores fazendários, atingidos pela decisão do Supremo Tribunal Federal. Emílio solicitou às entidades sindicais presentes as medidas que o Governo pode tomar para resolver a situação deles. De pronto, o SINATFISCO sugeriu ao gestor o encaminhamento pelo governador de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) à Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI) para reduzir a idade do servidor com vista ao cumprimento dos requisitos de aposentadoria até 17 de abril de 2024.

Por fim, o Secretário Emílio informou que irá se reunir nesta quinta-feira (25) com as entidades sindicais da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), por meio da Mesa Estadual de Negociação, para tratar das demandas específicas daqueles servidores. E que, logo após, solicitará a instalação da Mesa de Negociação para discutir as pautas específicas dos servidores efetivos da Secretaria da Fazenda.

O SINATFISCO continuará atento às demandas apresentadas pela categoria e cobrará permanentemente à gestão estadual melhores condições trabalhistas e salariais.

Deixe o seu comentário

Você precisa estar logado para postar um comentário.

Quem somos

SINATFISCO – Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí. Trata-se de entidade sindical representativa dos Agentes de Tributos da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI).

Email: sinatfisco@sinatfisco.org.br

Redes sociais

SINATFISCO – Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí. Av. Pedro Freitas nº 1765, Salas 103 e 104, Bairro Vermelha, CEP 64018-000. ©Sinatfisco 2017