O Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí (SINATFISCO) encaminhou ofício ao secretário da Fazenda, Emílio Joaquim de Oliveira Júnior, solicitando informações detalhadas sobre a implantação, operacionalização e acesso ao novo Sistema Integrado de Administração Tributária (SIAT).
De acordo com o presidente do SINATFISCO, Augusto Müller, a medida é necessária para garantir o pleno desempenho das atribuições legais dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual, previstas na Lei Complementar nº 62/2005, além de assegurar o cumprimento do sigilo fiscal estabelecido pelo Código Tributário Nacional e pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD).
O sindicato pediu esclarecimentos sobre três pontos principais:
1. Implantação – Prazo para conclusão do processo de implantação do novo SIAT e definição de quem é o gestor responsável pela execução do procedimento na SEFAZ/PI, incluindo a concessão de acessos aos usuários internos.
2. Acesso dos servidores – Quais cargos efetivos e comissionados terão acesso ao sistema e quais atividades serão desempenhadas por meio da ferramenta.
3. Acesso de terceirizados – Se terceirizados e contratados da Secretaria terão acesso ao sistema e quais atividades lhes serão atribuídas.
“O novo SIAT é fundamental para a modernização da administração tributária estadual. Nosso objetivo é assegurar que sua utilização ocorra de forma eficiente, transparente e em conformidade com a legislação vigente”, destaca Müller.
Com o ofício, o SINATFISCO reforça seu compromisso com a defesa das prerrogativas dos agentes de tributos e com a melhoria da gestão fiscal no Estado do Piauí.
Você precisa estar logado para postar um comentário.
SINATFISCO – Sindicato dos Agentes de Tributos da Fazenda Estadual do Piauí. Trata-se de entidade sindical representativa dos Agentes de Tributos da Secretaria da Fazenda do Estado do Piauí (SEFAZ-PI).
Email: sinatfisco@sinatfisco.org.br